Caros leitores e companheiros
Já lá vão qualquer dia 5 anos de dedicação ao colecionismo de pacotes de açúcar. Como diria alguém primeiro gosta-se, depois estranha-se e finalmente entranha-se.
Acontece que nos últimos tempos a ânsia por dar novidades é tanta que por vezes esquecem-se de informar devidamente quais as diferenças em relação a pacotes já existentes ou alguma informação importante em relação a novos pacotes, como seja por vezes falta de imagem ou até indicação se é série ou não. Para não falar em algum esquecimento em relação a algumas novidades que aparecem 3 ou 6 meses depois ou talvez mais quem sabe. Não estou com isto criticando, apenas tentando que se melhorem as informações, pois qualquer dia já nem isso se pode trocar, de modo a melhor a informação existente. Nunca me posicionei numa atitude de dar novidades aqui neste blog, mas sim ir mostrando o que vou conseguindo, quer seja novidade ou não. Mas adiante.
No trabalho que efetuo na minhas listagens em pdf tento agradar a Gregos e Troianos, não é fácil, daí que as minhas listagens reflitam de um forma mais ou menos exaustiva esses pormenores, mas lá vamos fazendo esse trabalho e disponibilizando publica e gratuitamente.
Relativamente ao tipo de papel vejo para aí referências a papel com brilho, papel sem brilho, papel branco, papel creme, papel amarelo, papel pardo etc e etc. Para mim existem, sem grande conhecimento de causa:
- Papel pardo ou manteiga;
- Papel branco;
- Papel vegetal.
Algumas marcas utilizam ainda o plástico transparente ou com cores. Com certeza não será fácil identificar todos estes tipos de papeis, que conjugados com as cores das tintas baças e brilhantes, que resultam numa série de séries. Assim relativamente aos tons, quando comparamos pacotes parecem-nos diferentes, talvez seja um fenómeno natural, num trabalhei numa tipografia. Certa marca de café manda fazer uns milhões de pacotes por exemplo, quando acabarem ou estiverem a acabar, manda fazer mais uns milhões, dependendo do tempo que passou o papel que era branco pode estar mais amarelo ou vice-versa, as tintas utilizadas podem já não ser as mesmas ou do mesmo fornecedor etc etc e isto sem mudar a chamada matriz de impressão. Alguém já pensou como será o controlo de qualidade nuns papeis que custam 1 ou dois cêntimos e que servem para guardar açúcar durante um certo período de tempo com o fim de serem rasgados e colocados no lixo? Talvez o controlo de qualidade mais apertado seja o da casa da moeda e mesmo assim aparecem alguns versos horizontais ou verticais e e outros erros. Agora imaginem nos pacotes com pequenos ou grandes deslocamentos como esse trabalho seria. É certo que cada qual coleciona o que quer e lhe apetece. Eu por vezes quando apanho essas curiosidades guardo. Com é exemplo a imagem apresentada:
Nos tons e tonetes para mim o grande campeão é a marca sotocal, nas suas séries dos povos ou trajes africanos, cada vez que bebo um café nessa marca e como só o faço de tempos a tempos, são todos diferentes e todos iguais.
Nos tons e tonetes para mim o grande campeão é a marca sotocal, nas suas séries dos povos ou trajes africanos, cada vez que bebo um café nessa marca e como só o faço de tempos a tempos, são todos diferentes e todos iguais.
Relativamente a numerações, pacotes iguais com um número do tipo 1, 2 ,etc, considero pacotes individuais e não série. Aqui abro uma exceção para os pacotes numerados do tipo 1/12. Espero que um dia façam para aí pacotes com numeração até 1000 para ver se o pessoal continua a colecionar numerados todos iguais. Ou como é o caso recente de pacotes embalados na nestlé que na frente têm um número por exemplo de 1 a 10 e no verso têm outro número, por exemplo de 1 a 6, fazendo combinações de frentes e versos temos umas séries mais compridas, cuja MENSAGEM/TEMA a colecionar é o mesmo.
Relativamente aos fechos pontilhados e estriados, aqui tenho o entendimento, que se devem conseguir pacotes com fecho igual, no entanto cada qual poderá ser livre de colecionar uma ou outra ou até eventualmente misturá-los, eu nestes casos assumo que são duas séries diferentes.
Ainda Relativamente a tons, por vezes devido ao que já referi podem de facto aparecer tons diferentes, no entanto ainda há outro fenómeno, o que poderá acontecer se os pacotes estiverem expostos à luz solar durante algum tempo, se estiverem na água, sei lá no chá, no azeite e outras coisas que se falam por aí, por isso atenção a determinadas coisas que aparecem por aí.
Pelo acima apresentado, o colecionador deve estar atento, e prestar talvez mais atenção à mensagem e/ou ao tema do pacote do que propriamente aos tons, tipos de papeis e outras diferenças irrelevantes, sob pena de qualquer dia termos de guardar paletes de pacotes iguais. Mais uma vez é uma opinião e um posicionamento pessoal. Daí que daqui para a frente nas minhas listagens estes pormenores irão passar a ser referidos apenas nas observações, podendo efetuar algumas alterações em relação a pacotes anteriores.
Bem hajam e continuem a colecionar