Pesquisar neste blogue

17 de agosto de 2011

Última intervenção


Caros amigos coleccionadores

SEM FERIR SUSCEPTIBILIDADES, venho por este meio colocar um última intervenção nesta única maillist a que pertenço, o texto é um pouco longo, mas não vos maço mais, entendam-na como um desabafo.

Comecei a coleccionar ou talvez a ajuntar pacotes de açúcar mais a sério já lá vão 2 anos e meio, já nem sei bem ao certo, talvez já tenham passado mais de 3. Não necessitei de tanto tempo como um colega nosso para me desinteressar, pois já sabia em que colecção me estava a meter, talvez não esteja desinteressado mas menos menos eufórico.

Infelizmente trata-se de uma colecção complicada e ao mesmo tempo interessante. Resta saber quem a complica se os coleccionadores se aqueles que “exploram” o coleccionador.

Nos últimos tempos tenho colocado várias mensagens (e às vezes pergunto-me porque as faço) e tenho lido várias mensagens sobre pacotes, o que significa que algo vai mal na casa das máquinas. O que se está a passar com os pacotes de açúcar, já se passou com os calendários, com os credifones, etiquetas, selos e etc. Pacotes de açúcar talvez não deixem de existir, a não ser que se adopte o açucareiro, como noutros países.

Enquanto houver compradores para as caixas de pacotes de açúcar, o negócio vai florescendo e o Coleccionador fica cada vez mais frustrado por não conseguir as séries e pacotes individuais que lhe faltam.

Não tenho contactos com embaladoras, marcas de café e etc, nem pretendo ter, no entanto se tiver oportunidade de conseguir alguma por acaso, tentarei aproveitar.

O negócio das colecções sempre existiu e para bem de quem colecciona esperemos que continue a existir, agora o que eu não posso concordar é com a forma como ele está a ser feito. Aqui à pouco tempo tivemos o exemplo de uma série que provavelmente não saiu nos cafés, e já se encontrava a leilão, ao menos dêem oportunidade dos coleccionadores arranjarem por outros métodos quer seja por troca ou por aquisição nos cafés, e façam negócio com séries mais antigas, isso a mim não me choca, o que me choca é andarem a vender pacotes que ainda não saíram ou que não irão sair à maioria dos coleccionadores.

Hoje o “verdadeiro coleccionador” já não bebe café, compra caixas das séries da Delta ou de outra bodega qualquer para trocar por séries de encontros e séries Mysugar, não me parece boa solução, embora alguns acabem por conseguir algumas peças.

Encontros de coleccionadores, há para todos os gostos, locais, regionais, nacionais e internacionais, ou será que se devia mudar o nome de encontros para feiras de coleccionismo, nos poucos que fui é raro encontrar quem troque, e o melhor é levar a carteira bem recheada.

Sobre portsugar’s, ainda não tive o prazer de ir a um desses, talvez este ano no Barreiro, mas como já disse e como outros disseram, em vez de termos um clube que apoie e fomente o coleccionismo da pacotes de açúcar, não temos um clube que só lhe interessa as quotas e jóias, pois nem a entrada no encontro mais importante do país é grátis para os sócios, e com séries de 300 pacotes como se fala por aí, com variantes de cores e outras minhoquices. Segundo consta nem aí se consegue trocar os pacotes que temos pelas séries que não se conseguem ao longo do ano, pois primeiro está o lucro especulativo e fácil, e só depois a troca.

Como ninguém mete não na coisa, chegamos ao estado em que estamos, de um lado as embaladoras de outro os “consumidores” de caixas, pois as marcas devem fazer bastantes pacotes. Quando é emitida uma série nova, existem logo pessoas que têm para troca e etc, só passado um mês ou dois ou mais é que aparecem nos cafés e etc, e quando aparecem, que era onde deviam estar. Ainda corremos o risco dos cafés não conseguirem açúcar ou de ficarem sem açúcar por causa do coleccionismo. Se as marcas de café e embaladoras quiserem podem colocar um travão nesta feitura de séries sem interesse e de quantidades elevadas de modo a tornar o coleccionismo mais acessível e interessante, para os coleccionadores que existem e para os que querem começar a coleccionar. Não é à toa que algumas pessoas deixam de coleccionar.

Limitem as séries a 10 ou doze pacotes, façam mais e deixem-nas estar a circular por mais tempo e acabem com a séries regionais, tornem-nas nacionais. Por norma só adquiro séries com mais de três anos e que não estejam a circular, com excepção para séries de encontros. Não abusem das séries personalizadas/restritas, ou pelo menos não a vendam por cerca 40 € ou mais, como é o caso da série dos Reis, toda a gente sabe quanto custa mandar fazer pacotes na mysugar, e qual a percentagem de lucro. Não partilho da ideia que exista uma elite que tem os pacotes todos e mais alguns, mas estamos a caminho. Para mim o importante é conseguir o máximo possível.

Trocas pela Internet/correio fáceis de fazer, se as pessoas não forem exigentes, agora quem anda nos cafés a beber ou pedir pacotes, raramente terá qualquer coisa para troca, enfim temos de ir criando potencial de troca. Sinto-me mal quando referem que só trocam por isto ou por aquilo, ou que só trocam em quantidade, nunca respondo a essas trocas ou muito raramente, outras que não respondo com prazos e pelas melhores ofertas. Hoje troco um pacote difícil por um fácil, amanhã a troca é ao contrário, no meu entender só assim se pode melhorar a colecção.

Infelizmente todos temos mais que fazer do que andar a comprar caixas de pacotes de açúcar, retirar o açúcar e colocar à troca primeiro que alguém para conseguir aquelas séries que nos faltam na colecção. Nem todos temos possibilidades de ir a todos os encontros, gastar combustível, portagens, dormidas e alimentação, e depois aqueles que organizam vendem ou trocam as séries que sobraram da maneira que nós sabemos. Neste momento quem quer coleccionar pacotes de açúcar têm de dedicar imenso tempo para organização e para efectuar trocas e para caçar as novidades, o ideal é que se esteja reformado ou não faça mais nada na vida, tipo euromilionário. Histórias como a do 8º e do 7º pacote acontecem no coleccionismo.

Entre pacotes que saem só para alguns, quer seja por sorte ou por conhecimentos, que sejam alguns erros que têm aparecido por aí, quer sejam pacotes personalizados de encontros de coleccionadores de outras colecções quer sejam pacotes personalizados não vendidos ao público em geral pela Mysugar e outras empresas que para aí hajam, lá vamos nós coleccionadores coleccionando, quer dizer gastando fortunas em pacotes. Assim o sangue novo é difícil de aparecer.

Se quem mais ordena, são os coleccionadores, talvez se deixarem de procurar com muita ânsia e rapidez talvez a coisa acalme, ou então dediquem-se a uma temática, e esqueçam o resto. Dizem que as marcas e embaladoras só vendem a alguns, pois antes de eu encontrar a série no “café da esquina”, já apareceram paletes de coleccionadores a dizerem que têm a série para troca e em quantidades ou que se encontra em leilão na net.

Por último, assunto catálogo, uma vez pedi informações sobre o catálogo, quando recebi resposta e vi os preços, pensei mais vale gastar em séries. Os catálogos dão trabalho e com este ritmo constante de saída de séries e pacotes individuais, com variantes e etc, deve de haver pouca gente interessada em fazer um novo ou actualizar um existente. Ao contrário do que se diz por aí o catálogo não é meu e só meu, dá trabalho e implica muito tempo e muita dedicação, os catálogos implicam valorização neste caso dos pacotes e bastante informação disponível. Aproveitem aqueles que disponibilizam fichas online como é o caso do site Pacotada, do Site do Rui Chávenas e outros, ou façam vocês mesmos a fichas e imprimam as folhas e compilem um “livro”, ou inventem outro esquema de inventariação, como eu fiz e vejam o trabalho que dá, e depois se acharem que devem partilhar/oferecer esse trabalhão à borla, estejam à vontade, o meu trabalho está disponível na minha página para quem quiser consultar.

Neste momento (meados de Agosto) já tenho contabilizado cerca de 1300 pcts só em 2011, ainda faltam os (300) trezentos do Portsugar 2011 Barreiro e mais umas quantas séries já anunciadas para dezembro e mais algumas que irão aparecer até lá, e atenção que não estão contabilizados todos os numerados, só os do tipo 01/12.

Talvez seja apenas um ajuntador, pois os pacotes que tenho consigo-os quando bebo café, quando peço aos amigos que não utilizam açúcar no café e afins, pelos que consigo trocar ou pelos que compro no super/hipermercados. Tenho por máxima um pacote de açúcar é um pacote de açúcar, independentemente da dificuldade de conseguir, e não um papel com ouro lá dentro.

Assim termino a minha intervenção agradecendo o trabalho que muitos, que participam nesta maillist, quer seja por trocas ou por divulgação de novidades, e em particular ao (s) responsável (eis) do site pacotada e desta maillist têm feito em prol dos pacotes, pelo contributo que têm dado para esta colecção. Os coleccionadores que habitualmente trocam comigo sabem como me contactar e sabem que podem continuar a trocar pacotes nos mesmos termos. A partir de agora apenas colocarei pacotes para troca e responderei a trocas que me interessem.

Não se esqueçam da “História” da galinha dos ovos de ouro......apesar das dificuldades não deixem de coleccionar.

http://coleccoes.planetaclix.pt/index.htm Pacotes de açúcar
http://ppatm.blogspot.com/ Blog sobre várias colecções

6 comentários:

Vítor Vieira disse...

Pedro tens de colecionar apenas um tema e não todos os pacotes que há por aí , pois é impossível ter todos. Nos selos é o mesmo , temos de nos especializar numa temática.

Nas feiras fazem-se trocas , tens é de oferecer algo de interessante também senão ninguém troca é óbvio.
A não ser que estejas a trocar com algum iniciante.

É óbvio que muitos pacotes apenas são produzidos para coleção e não para fornecer os cafés , compara com os selos. Muitas estaçoes de Correio apenas têm os selos correntes ( séries base )para venda e para franquiar as cartas e os Comemorativos encontras-los nas maiores estaçoes e na Filatelia.

Tens de selecionar um tema senão não te safas na colecção e ficas obsessivo em tê-los todos e não consegues nem uma décima parte do produzido.

Tenho uma pacote vazio que tem um selo da série base " as profissoes " , ou seja deve existir uma série de pacotes que representa alguns selos , acheio-o no chão em Lisboa.

Tens de ter calma com a tua coleção , selecionar um tema que gostes e os outros pacotes usas para as trocas , é um conselho e assim não gastas muito

Pedro Rodrigo disse...

Tudo bem amigo Vitor

Obrigado pelo comentário.

Efectivamente tento coleccionar por tema, pois com a quantidade e variedade que existe por aí não é fácil coleccionar.

A série de pacotes da tofa dos selos das proffissões de sempre, acho a bastante interessante, até para um filatelista pode ter o seu interesse. A série é composta por doze pacotes. Neste momento faltam-me 5, e espero em breve ter tempo para colocar aqui no blog a série completa.

Até nem me queixo muito das trocas de pacotes de açúcar pois sempre vou conseguindo efectuá-las, pois esta coleccção tem a vantagem de apesar de perdemos algum tempo na busca, de conseguir uns pacotes "+/- grátis" para troca, um pouco diferente de selos e atm usadas que para além do tempoe custos , têm um valor facial.

Um abraço

Pedro Rodrigo disse...

Em vez usadas quero dizer novas

Pedro Rodrigo disse...

Relativamente ao assunto, gostava de agradecer aos coleccionadores que me enviaram mails, dizendo que se revêem no texto que escrevi.

Manuel Galvão disse...

Sou coleccionador há mais de 8 anos e só tenho 2.000 pacotes diferentes. O meu lema é só coleccionar os pacotes que "vêm ter comigo", isto é, aqueles que me entregam no café ou restaurante e aquelas que eu trocando com outros coleccionadores.
Não estou descontente com o meu "lema". É realista e combate o stress que este tipo de coleccionismo cria, pois as possibilidades são muito vastas e isso faz com que a maioria dos coleccionadores nunca chegue sequer a ter uma percentagem pequena de tudo o que há para ter.

Pedro Rodrigo disse...

Obrigado pelo comentário amigo Manuel Galvão.

Eu faço colecção há menos tempo, também tento coleccionar os que me aparecem e os que os meus amigos me trazem, tento fazer trocas, e tenho conseguido algumas coisas.

Infelizmente na maioria das colecções algumas peças não nos aparecem onde deviam estar. Existem muitos exemplos nos pacotes de açúcar, pois na zona habitual ou não existem algumas marcas ou não aparecem a maioria das séries. Alguém deve conseguir entrar no canal de distribuição e fazer com que o coleccionador que frequenta os estabelecimentos comerciais não consiga determinadas séries.

Se estiver interessado em pacotes da minhas listas, envie-me um mail sff.

Cps e boa continuação de coleccção