Pesquisar neste blogue

6 de maio de 2011

Atm's Máquina Olivetti - Impressão Tipo II Ou Nova variedade Klüssendorf

Apesar de ter começado a coleccionar ATM's a partir de 1999 ( mais precisamente novembro), sempre ouvi falar da existência de uma máquina Olivetti, na Fundação das Comunicações, que desconheço a data de imtrodução, mas que no catálogo Afinsa aparece referênciada pela 1ª vez em 1995, com a emissão - Trans portes Postais Auto-a m bu l ância "Vo l ks wagen " Década de 1 950, nº11.

Relativamente ao recente aparecimento deste Tipo II de impressão na lista do site http://www.filatelia.tv/,



Curiosamente esta lista não tem à venda as atm do nº11, nem refere nesta nota retirada do respectivo site, e relembro o que está escrito no catálogo afinsa 2011 e passo a citar:

"Transportes Postais Auto-ambulância "Vo l ks wagen " Década de 1950 Desenho : Ana Bela Silva Impressão: Offset - I N C M. Máquinas: OLlVETTI & KLUSSENDORF. Circulação: Desde 14 NOV 1995. Em 1998 a máquina Olivetti passou a funcionar na Fundação das Comunicações. Em 1999, estas etiquetas foram distribuídas às máquinas Klussendorf."

Eu pessoalmente nunca consegui visitar a máquina na Fundação das Comunicações e penso que a maioria do tempo esteve avariada.

Mais informação em http://atmsportugal.blogspot.com/2008_09_01_archive.html e http://www.selos-postais.com/forum/index.php?topic=9453.0.

Desconhecendo mais informação, e como referi nunca consegui encontrar um máquina com este tipo de impressão no correio azul, e não colocando em causa a sua existência ou à partida afirmar que se trata de mais uma manipulação etc, até por existem pessoas com algum grau de confiânça e já vi algumas peças circuladas, e atendendo que a partir de 1997 com a introdução do correio azul nas máquinas Klusendorf/Olivetti, nos papeis ainda em circulação podem aparecer etiquetas só com 3 digitos de correio azul, com base na informação do catálogo afinsa passo a Citar : "Em 1997, as máquinas tipo KLUSSENDORF, passaram a imprimir um "A" antes da taxa c o rresp ondente a o CORREIO AZUL. Conhecem-se etiquetas das taxas de Correio Azul com A e sem A."

Mais uma citação do Catálogo Afinsa 2011:

"As máquinas Olivetti não imprimem a letra "A " d e C . Azul . Não existe nenhuma diferença na impressão das restantes taxas entre a Olivetti e a Klussendorf , só os recibos são di ferentes ."

Daí alguma dificuldade na catalogação e na orientação das atm's, o coleccionador pode optar por coleccionar só a série de correio azul ou coleccionar a série com o correio Normal e Azul, ou simplesmente com os preços praticados não as coleccionar.

O catálogo afinsa refere esta situação nos nº 5,9A,11 e 13. No nº 21(Aves de Portugal - Flamingo) apenas refere e volto a citar "As máquinas Klussendorf nunca produziram etiquetas com euro, devido às suas características de software , tendo desaparecido com a introdução da nova moeda."

Como referi não tenho nenhuma atm destas de correio azul sem A, mas vou dar mais uma vista de olhos nas da colecção e repetidos e nas peças circuladas e confirmar, tarefa que se prevê dificil e longa.

Aditamento 10/5/2011:

Após os comentários recebidos, aos quais fico grato, no meu entender não se trata de um tipo de impressão, mas sim de um erro de programação ou eventualmente impressão, pois neste momento desconheço se os valores de correio normal também só tinham 3 digitos. Em qualquer das circunstâncias, para mim é considerado um erro, porque as máquinas Klussendorf estavam preparadas para imprimir com quatro digitos e há um digito que não aparece, neste caso o primeiro.
Pelos conhecimentos adquiridos a máquina Olivetti também imprimia com quatro digitos, não imprimindo o A nas taxas de Correio Azul

8 comentários:

Vítor Vieira disse...

Pedro estas Etiquetas Correio Azul sem a letra A apenas foram tiradas em algumas Klussendorfs , nesta situção haviam poucas talvez num universo de 100 apenas 3.

Eu ainda tirei na Klussendorf que existiu em Leiria.

Eu suponho que as Máquinas que estavam nesta situação a imprimiar o Correio Azul sem o A , deveriam estar mal programadas , porque nos botões das taxas faziam referência a Correio Azul.

Portanto a Máquina fornecia por exemplo a Taxa 75$ com dois asteriscos que era uma taxa normal , e a taxa de Correio Azul apenas com um asterisco mas sem o A.

O catalogo faz referência a Etiquetas TIPO Klussendorf/Olivetti , apenas para sabermos de que etiquetas se trata. Nada tem a haver com a Máquina Olivetti , que penso só ter existido uma Máquina nos Restauradores em finais de 1995 e depois passou para o Museu das Comunicações que esteve praticamente fora de serviço.

Vítor Vieira disse...

A Máquina Olivetti nunca imprimiu a Letra A em Correio Azul , ou seja a taxa seria igual a uma taxa normal.
Por exemplo **75 em normal e em correio Azul.Portanto isto do Correio Azul sem ou com o A nada tem a haver com a Olivetti

Nas Klussendorfs quando foi alterado o Sotware para imprimir o A nas Taxas de Correio Azul , algumas ficaram mal programadas e não imprimiam a letra A , daí uma taxa de Correio Azul sem o A é por exemplo *75 ou 350

Houve quem soube da diferença e tirou e guardou segredo , agora aparençem à venda a preços malucos que só um maluco compra. Eu soube da diferença mas pensava que era normal e vulgar , também era muito novo na Filatelia e pouco experiente.

Pedro Rodrigo disse...

Vitor

A confusão está instalada.

Se bem entendi, esta impressão tipo II, não se trata de uma variante de impressão, mas sim de um erro de programação, no meu entender.

O que é engraçado no meio disto tudo é o erro ter se mantido desde 1997 a 2001.

A informação no catálogo, acaba por não ser muito clara.

Por acaso não tens ou alguém terá imagens de uma série tirada na máquina Olivetti.

Cps

Vítor Vieira disse...

É um erro de impressão devido a falha de programação , pode-se considerar um variedade , ou seja é de facto Taxas Correio sem a letra A. Havia Klussendorfs que imprimiam as taxas de correio Azul com a letra A , e havia outras máquinas não sabemos quantas mas eram muito poucas que imprimiam sem a letra A. Daí muitos poucos colecionadores não as terem

Conclusão a mesma Máquina Klussendorf não imprimia ambas as taxas de correio Azul com ou sem o A. Ou imprimia uma ou outra hipótese.

Eu tenho uma série normal tirada na Olivetti com os respectivos recibos, na altura não havia as taxas de Correio Azul nas Klussendorfs ou seja neste tipo de Etiquetas.

Eu já tinha publicado as Etiquetas que tenho em Correio Azul sem a letra A que são da emissão nº 9A no meu Blog salvo erro em 2008 , nesta altura ainda não havia nenhum catalogo ou alguém a mencionar esta variedade.

Vítor Vieira disse...

Ou seja o catalogo apenas mencionava a existência de taxas só com um asterisco em vez de dois , ou seja ainda não publicavam imagens , daí os coleccionadores não se aperceberem do que se tratava.

Pedro Rodrigo disse...

Boas Vitor

Já agora mais um pedido relativamente aos valores de correio Normal, eram imprimidos com quatro digitos ou com três digitos nessa máquina situada em Leira?

Não serei eu a pessoa mais indicada, mas continuo a achar que esta situação ou se trata de um erro de impressão ou se trata de um erro de programação, tal como aconteceu com ; e : nos dinossauros salvo erro na SMD ou com o famoso Correio Az na AMIEl, que ainda ninguém corrigiu.
Grato antecipadamente
Cps

Vítor Vieira disse...

Imprimia por exemplo : **50 ; **90 ; *120 ; *220 ; ...= Taxas normais

Taxas Correio Azul = *80 ; *85 ; 350 ; 500

ªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªªª

Verifica melhor com uma lupa essa taxa de *50 na carta ; como tem uma impressão fraca por vezes a 1º estrela não se nota muito bem , pode ser esse o caso ou não

Pedro Rodrigo disse...

Obrigado pela informação, que para mim reforça ainda mais a minha opinião de se tratar de um erro de programação, e efectivamente nada tem a haver com as Olivetti, após os esclarecimentos, pois a impressão nestas máquinas é igual nos valores de correio normal e apenas difere no correio azul.

Cps