Pesquisar neste blogue

1 de abril de 2010

Coleccionar Hobbie ou Negócio

Para mim coleccionar sempre foi um hobbie, o problema acontece quando alguém descobre que pode subir na vida ou ganhar muito dinheiro fácil e rápido, à conta dos "Malucos do coleccionismo". Foi assim com os selos e etiquetas (atm - selos de valor variável), estas últimas com a particularidade de se obterem erros, séries de papeis antigos, papeis em branco, impressões alternativas etc etc, o mesmo se passa com as moedas, e provavelmente está-se a passar com os pacotes de açúcar, tal como já se passou com os credifones entre outras colecções.
Quando o número de coleccionadores diminui, não se investiga o porquê, antes pelo contrário aumenta-se o número das emissões para que a receita não baixe, pois assim alguém obterá bons prémios de desempenho. Para mim este facto demonstra o total desinteresse pelo coleccionismo e pelos temas que aborda.
Tendo em conta que os preços das coleccções são determinados pela raridade das peças, em suma pela procura e pela oferta, se o coleccionismo não for fomentado, a parte da procura baixa drásticamente, o que logicamente leva a um abaixamento dos preços, é o que se passa com as moedas do escudo, agora compram-se ao valor facial ou abaixo, não sei se  pelo facto dos coleccionadores estarem a acabar ou pelo facto de só pensarem em coleccionar euros, os valores de catálogo desceram bastante, e a moeda do Lobo já não vale o que valia, apesar de ser uma boa moeda.
Para não falar da moeda da AMI de uso corrente chegaram-se a vender a preços especulativos, cerca de 25€,  e depois existem 300.000 marcadores de livro com a moeda em FDC, a valor facial de 5€.
Não deixe de coleccionar, coleccionar é ser mais culto, é investigar, é desenvolver contactos e intercâmbios, é também partilhar e colaborar. Coleccionar não é gastar fortunas a comprar coisas que não aparecem ao comum dos mortais, mas que por vezes existem em quantidades suficientes. Coleccionar não é especular ou comprar seja o que for a quem têm acesso.
No meu entender, cada vez mais o coleccionador deve definir bem o que quer coleccionar e quais os temas, pois é impossível conseguir obter tudo, sem dispêndio de grandes quantias de dinheiro e tempo.
Coleccionar pacotes de açúcar, pode ser uma coleccção interessante, relativamente económica, mas pelo que tenho visto, está a tornar-se complicada, pois saiem muitos pacotes, mas o problema nem está aí. Para mim, que sou aqui da zona de Lisboa pacotes da Delta, só os da treta, por exemplo a série da saúde, devem de existir alguns milhares, aqui nunca vi a sair com o café. Nesta zona que penso ser dominada pela Tate & Lyle, a maioria das séries não aparece nos cafés, só nas feiras de coleccionismo, como no mercado da Ribeira, para quem quiser comprar a não sei quantos euros. De vez em quando lá aparece uma série diferente e desapare num ápice, e como gostam de fazer séries grandes como o caneco, torna-se difícil ou até mesmo impossível obtê-las. Só em trocas, mas para trocar é necessário ter moeda de troca....
Por enquanto os coleccionadores de pacotes conseguem trocar e espero que continuem a trocar.
Mais uma vez não parem de coleccionar, entendam este texto como uma opinião e de certa forma um desabafo e como um ponto de situação do coleccionismo em Portugal.

2 comentários:

Catpad disse...

So faço colecção de pacotes de açucar e concordo que o maior problema é certamente conseguir estar a par de todas as colecções que saiem.. e tentar fazer as melhores trocas possiveis e só em ultimo recurso comprar!

Muitas vezes apetece-me comprar a serie completa a alguem do que andar a "pedinchar" nos cafés porque muitas vezes os donos são mal educados e colaboram muito pouco..

Pedro Rodrigo disse...

É verdade, nem todos são sensíveis ao coleccionismo.
Não fácil encontrar todas as séries, mas lá se vão arranjando algumas, até porque algumas nem circulam na maioria dos cafés.