Pesquisar neste blogue

1 de junho de 2013

Como são feitos os pacotes de açúcar - Rotogravura e Flexografia

Porque coleccionar não é só comprar, trocar e vender, é também saber algo sobre o tema e saber como o objecto a coleccionar é feito. Do conhecimento acumulado conheço dois métodos de impressão de pacotes de açúcar a rotogravura e a flexografia, provavelmente existiram, existem ou existirão outros.
Como já começo a ficar farto das coreszinhas, tons e pacotes novos que afinal são iguais aos antigos, papeis cremes, papeis brilhantes, papeis brancos e outras coisas que andam para aí, decidi pesquisar e informar-me pessoalmente sobre este processo. No site http://chocoladesign.com/processos-de-impressao-7 podem ver a informação abaixo apresentada. Este é o esquema da rotogravura:

Podem no youtube assistir a vários vídeos sobre rotogravura

Segundo a informação de alguém que trabalha numa empresa de impressão de bobines de papel para embalar pacotes de açúcar, são feitos os cilindros de impressão em baixo relevo, cada cilindro custa algumas centenas de euros, que será necessário multiplicar pelas cores que se pretendam. As cores utilizadas são o preto, eventualmente branco e as três cores primárias, a partir das quais são feitas as restantes. Quando as empresas mandam fazer pacotes de açúcar mandam uma determinada quantidade, mais tarde quando acabam voltam a mandar fazer mais, acontece que estes pacotes comparados com os mais antigos são diferentes em termos de tons e também de papel. O papel pode ter uma origem diferente, também têm gramagens diferentes. Os técnicos falam em papel branco(menos gramagem) e "couché" (com mais gramagem) e papel amarelo (pardo). Muitos pacotes têm "brilho", deve-se à qualidade do papel, tinta e à colocação de mais uma determinada quantidade de uma cor primária. Relembro ainda que podem ser adicionados diluentes no caso da tinta estar um pouco seca. Podem acontecer deslocamentos na impressão quando os vários ou um rolo não está devidamente centrado. Pode acontecer faltar uma cor etc.
Depois do papel impresso, este é colocado na máquina de empacotamento, onde é "soldado", faz-se o enchimento do açúcar e é fechado.  Como também é do vosso conhecimento também podem acontecer erros no empacotamento.
Se já se sabe qual o efeito do SOL e de alguns líquidos que se falam por aí nos pacotes, fiquem sabendo que até o próprio AR pode alterar as cores, se juntarmos o factor de amarelecimento do papel, nunca mais acabamos a colecção. 
Portanto meus amigos, eu já me decidi, não ligo a essas pequenas diferenças de tons, embora se possa identificar um papel com mais ou menos gramagem como é o caso da série da RAR dos símbolos de Portugal. Para mim não será um prioridade, se arranjar tudo bem. Mais informo que também não ligo a numerações do tipo 1, 2, 3 etc. em que os pacotes são todos iguais. Para mim será normal aparecem pacotes com diferentes coreszinhas, principalmente em séries quando não são retiradas da mesma caixa, ou seja quando arranjamos um pacote aqui outro acolá, não sabemos a que condições o pacote esteve sujeito, onde esteve guardado e como.

Logicamente que cada qual é livre de coleccionar o que bem entender  e como quiser. Deixava um conselho/sugestão utilizem a palavra NOVIDADE para aquilo que é mesmo NOVO, do género uma cor diferente, uma gramagem diferente, um embalador diferente, um tamanho diferente, em suma para diferentes características, por mim designadas principais.

Mais informação em:
Rotogravura na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Rotogravura
Flexografia na wikipédia - http://pt.wikipedia.org/wiki/Flexografia
Site sugapack  - http://www.sugapack.com/ em impressão

Esqueci-me de referir que por vezes são feitas provas em papel impresso, provavelmente em razoáveis quantidades, podendo as cores serem alteradas, devido a esse facto podem aparecer cores ligeiramente diferentes, dependo da cor primária que é adicionada. No meu entender não se deve considerar uma nova série ou um novo pacote, fazendo-se apenas referência a esse facto, pois não existe uma cor diferente nem uma "matriz de impressão" diferente.

Sem comentários: