Pesquisar neste blogue

8 de setembro de 2010

Encontro de coleccionadores Rio Maior no passado dia 4 de setembro 2010


Antes demais quero aqui deixar os parabéns à organização do encontro.

Tive o prazer de me deslocar a Rio Maior, ao encontro de coleccionadores, onde adquiri esta bela série pela módica quantia de 3 €.
Apesar de ser novo nestas andanças do encontros de coleccionadores, quero dizer mais encontro de vendedores e compradores, pois se não fosse a série, o convívio com alguns amigos coleccionadores e a visita a uma localidade deste belo País à beira mar plantado, não sei se valeria a pena.
Certo me dirão que tudo vale a pena, claro que vale.
Vale, porque consegui efectuar algumas trocas interessantes e umas pequenas compras, de algumas coisas que dificilmente arranjerei de outra forma, valeu também pela troca de opiniões etc.
Penso que é do conhecimento geral que as séries dos encontros são sempre difíceis de arranjar, trocar e talvez até comprar, por serem limitadas entre outros motivos.
Relativemente ao preço desta série achei um pouco "puxado", pois no último encontro consegui 12 pacotes por 1 €, é uma questão de fazer contas.
Tenho visto nas mailling list's utillizadas pelos coleccionadores, algumas criticas, devido ao facto da sala estar meia "cheia", porque será interrogo-me eu e outros?
Será que os coleccionadores estão a desaparecer, tiveram problemas de última hora, inscreveram-se só por se inscrever, haviam outros atractivos (praia e outros encontros)?
Não sei a resposta, mas posso partilhar a minha opinião e deixar algumas interrogações.
Se de cada vez que se encontram dois ou coleccionadores, se faz uma série de pacotes de açúcar, para depois se trocar pelo 8º pacote da bogani, muito mal vai o coleccionismo.
Será que o pessoal começa a ficar farto das séries a martelo de 30 e tal pacotes vezes diversas cores?
Eu pessoalmente gosto de coleccionar coisas de um tema, como por exemplo dinossauros, transportes públicos, fauna e flora, património entre outros temas.
Agora coleccionar bonecos iguais de cores diferentes ou coleccionar pacotes iguais com números diferentes, talvez um dia númerem os pacotes até 100 ou 200, santa paciência.
Portanto o coleccionador está metido nesta selva, em que se tenta explorar o "pobre" do coleccionador.
Esta procura pelo lucro fácil e rápido, tende a diminuir o interesse dos coleccionadores actuais e futuros, e como alguém comentou comigo em privado, as marcas de café já não vendem café, vendem açúcar, parece que rendem mais, como é o caso das caixas a 100€.
Não sei quando esta busca desenfreada pelos pacotes que ainda não saíram nos cafés, irá acabar, no entanto sou da opinião, que todas as colecções passam por uma fase de maturação, como tudo na vida, e por fim morrem ou sobrevivem imortais para sempre.
Quero dizer com esta última frase, o seguinte não deixem morrer esta colecção, como já aconteceu com outras e não a deixem a definhar lentamente, mantenham-na com vida suficiente para os anos/séculos vindoros.

Logicamente que continuarei a coleccionar aquilo que me interessa e não aquilo que ELES querem que eu coleccione.

Sem comentários: